De início, são robôs que sofreram vários processos de adaptação e utilizaram de uma prática conhecida como "programação gestual", que envolve um ser humano no procedimento, em que repetidos movimentos são efetuados com a utilização de um braço ou perna robótica auxiliar e estas informações dos movimentos produzidos, são armazenados em uma matriz de dados e em um processo de repetição, o computador envolvido na programação do movimento, executa um programa que irá "aprender" as variações destes movimentos e então por uma sequencia de tentativas e erros produzirá uma sequencia adequada ao padrão de movimento exigido.
Logicamente que existem muitos outros detalhes a serem considerados neste processo, que não é nem de longe simples de se produzir. Foram necessários anos de estudo em matemática, mecânica aplicada e física, para que fossem obtidos os primeiros resultados.
Agora neste outro exemplo, onde há mais complexidade de informações, perceba que o robo reconhece as variações relacionadas aos eixos e também quanto ao equilíbrio, pondo-se novamente em uma posição equilibrada... (obs: relevem o dramatização do patrocinador, rsrsrs...)
Neste próximo vídeo, observe quanto ao padrão de equipamentos produzidos em ambos os países (EUA e Japão) e perceba que as linhas de raciocínio quando ao que se deseja obter de movimentos podem parecer iguais, porém diferem em muito, resultando significantemente em movimentos diferentes...
Nenhum comentário:
Postar um comentário