quinta-feira, 21 de junho de 2012

Para entender mais sobre o assunto...
Por que de fato os robôs passaram a existir?
Bem, ocorre que no ínicio do processo de industrialização, onde os primeiros teares movidos à água e posteriormente a vapor, objetivavam a produção de bens de consumo em uma escala crescente, de forma que novas estruturas e novos teares, começaram a ser utilizados.
Os processos mecânicos desenvolvidos na época eram de uma concepção avançada e inovadora, que permitiram aos seus criadores, o enriquecimento e o domínio máquina industrial, tendo em seu bôjo, toda a camada social dependente de trabalho e que também era a força motriz para alavancar novos projetos na área, ou seja, a criação de novas fábricas, maiores e melhoradas, no ponto de vista tecnológico. Seu criador, Sr. Edmund Cartwright (1743-1823), apesar de tê-lo feito, não conseguiu de fato extender sua criação muito além de sua intenção.
Mr. James Watt entendeu mais sobre o mecanismo e
Tearaprimorou o invento com a utilização do vapor.
Isso de fato, impulsionou todo um desenvolvimento de
maquinários que se utilizavam do mesmo principio mecânico
usando o vapor como propelente. Outras formas de obter mais
rendimento desta tecnologia foram empregadas de forma a otimizar
os maquinarios.
Mas como estamos falando de Robótica, onde mesmo entra o tear
nesta história? Sim, ele entra de uma forma muito criativa neste contexto quando um francês chamado Joseph Marie Jacquard (1752 - 1834), criou um sistema de confecção automatizada para o tear, utilizando-se de cartões perfurados.
Ora, isso fora o primeiro conceito de programação, atrelado a um artefato mecânico, que faz com o equipamento repita de forma sequencial uma série de "leituras" destes cartões, obtendo então um trabalho
preciso e muito superior ao feito de forma artesanal.
Este modelo de cartões perfurados, deu impulso a outro inventor, que viria futuramente a ser o criador da IBM (International Business Machines), Sr. Herman Holeritch (1860 - 1929).
Ele desenvolveu uma máquina utilizando os conceitos da máquina de Charles Babbage, uma máquina de uma mecânica complexa, com o sistema desenvolvido por Jacquard, tendo então criado a primeira máquina de calcular, três vezes mais rápidas que outras máquinas da época, tendo estas utilizadas no senso dos Estados Unidos. Este fora o princípio de tudo.

Na sequencia, veremos onde surgirão os primeiros esboços dos que viriam a ser os robôs...