domingo, 1 de julho de 2012

Robôs Humanóides - evolução constante

O que mais impressiona, ainda hoje, mesmo sabendo de todos os avanços que foram feitos até aqui, é saber da existência e capacidade de alguns recém criados robôs humanóides.
De início, são robôs que sofreram vários processos de adaptação e utilizaram de uma prática conhecida como "programação gestual", que envolve um ser humano no procedimento, em que repetidos movimentos são efetuados com a utilização de um braço ou perna robótica auxiliar e estas informações dos movimentos produzidos, são armazenados em uma matriz de dados e em um processo de repetição, o computador envolvido na programação do movimento, executa um programa que irá "aprender" as variações destes movimentos e então por uma sequencia de tentativas e erros produzirá uma sequencia adequada ao padrão de movimento exigido.
Logicamente que existem muitos outros detalhes a serem considerados neste processo, que não é nem de longe simples de se produzir. Foram necessários anos de estudo em matemática, mecânica aplicada e física, para que fossem obtidos os primeiros resultados.
Segue este primeiro vídeo como exemplo...

Agora neste outro exemplo, onde há mais complexidade de informações, perceba que o robo reconhece as variações relacionadas aos eixos e também quanto ao equilíbrio, pondo-se novamente em uma posição equilibrada... (obs: relevem o dramatização do patrocinador, rsrsrs...)

Neste próximo vídeo, observe quanto ao padrão de equipamentos produzidos em ambos os países (EUA e Japão) e perceba que as linhas de raciocínio quando ao que se deseja obter de movimentos podem parecer iguais, porém diferem em muito, resultando significantemente em movimentos diferentes...
Deixo por hoje estes, apenas como um ponto de reflexão:...não demorará o dia em que circularão entre nós?, certo ou errado?  [[]]s