quarta-feira, 31 de julho de 2013

Próteses para uma Humanidade em transformação - Parte - 3

Muitas empresas, empenhadas em resolver os mais variados problemas que envolvem a perda de membros ou partes destes (pés, pernas, mãos e braços), buscam devolver a estas pessoas as capacidades físicas que possuiam antes da perda.
Embora muitas destas empresas tenham como o foco, restaurar a capacidade motora, muitas vezes acabam esquecendo de um pequeno detalhe: _ a função estética.
A função estética é tão importante quanto a parte motora, pois é através dela em que há o espelhamento da imagem residual que fazemos de nós mesmos, ou seja, por mais eficiente que possa aparentemente parecer um determinado tipo de mecanismo, muitas vezes este mecanismo pode não despertar o interesse almejado.
Estas escolhas partem do princípio que a  parte que deverá reintegrar o corpo, deve possuir uma harmonia, fazendo com que produza uma sensação de bem estar quanto à devolução da simetria anatômica.
O design investido na confecção das próteses, representa um grande ganho quando se objetiva a utilização de novos materiais, mais leves e resistentes, que tragam uma melhor desenvoltura (dentro do conceito protético), e que possuam uma adaptabilidade ao membro de forma prática, firme e confortável.
Dentro deste conceito, segue abaixo, um exemplo conceito de prótese de membros inferiores:
http://www.tuvie.com/tag-heuer-prosthetic-leg-by-koo-ho-shin/ (Tuvie Design).


Com as constantes evoluções, não demorará para muito em breve, haver um mercado de próteses das mais variadas formas, funções e opções de design. É o homem, se remodelando...
Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário